terça-feira, 28 de julho de 2009

TEMA 03
Fragmento 01
Falta de expectativas quanto ao futuro é principal motivo de evasão escolar
Jovens em idade escolar abandonam estudos mesmo tendo condições financeiras para prosseguir. O motivo está ligado à falta de conhecimento quanto aos benefícios da educação sentidos ao longo dos anos. Os adolescentes querem respostas rápidas as suas necessidades sociais, e a escola e a comunidade ainda não foram capazes de provar a importância da formação para o futuro profissional. A cada cinco jovens entre 15 e 17 anos que se matriculam nas escolas, um abandona os estudos.
A conclusão foi divulgada no relatório “Motivos da evasão escolar”, produzido do Centro de Pesquisas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e coordenado pelo economista Marcelo Neri.
Segundo o estudo, na faixa etária dos 15 a 17 anos “residem os maiores obstáculos para a repulsão escolar e onde começam a se multiplicar os fatores de atração trabalhista”. Em entrevista, feita para a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (Pnad), pais e adolescentes apontaram que os fatores que mais influenciam para o abandono dos estudos são: dificuldade de acesso à escola (10,9%); necessidade de trabalho e geração de renda (27,1%), falta de interesse (40,3%), e outros motivos (21,7%).
Os dados obtidos pela Pnad permitem visualizar que a necessidade de geração de renda (27,1%), ao contrário do que se pensava, não é o principal motivo do abandono aos estudos. A falta de interesse, aparece em destaque.
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/falta-de-expectativas-quanto

Fragmento 02
Principais motivos
Um dos motivos do abandono escolar é a falta de conhecimento quanto aos ganhos reais da educação. Além disso, o processo de aquecimento do mercado de trabalho brasileiro, somado à má distribuição de renda entre as famílias, teria condicionado o jovem a se interessar mais pela busca do primeiro emprego, vendo no mundo do trabalho uma porta de entrada para a sociedade do consumo.
Na cultura popular, tanto rural quanto urbana, o trabalho é uma necessidade que se coloca muito precocemente para a pessoa. É uma necessidade econômica, que visa a proporcionar autonomia em relação à família, ao mesmo tempo, em que ajuda a provê-la; além de ser também uma forma de sociabilidade, de formação.
Priorizar os estudos seria uma prática nova para as famílias das classes populares. O trabalho, ainda mais entre as classes desfavorecidas, é o que vai responder pelo sustento do dia a dia. Isso ganha proporções mais elevadas onde não existe um projeto para o futuro.

A reafirmação pelo consumo
O forte “apelo ao consumo” é o que leva adolescentes de 15 a 17 anos a trocarem os bancos escolares pelo trabalho, mesmo que tendo condições sociais para prosseguir. Fazer parte de uma turma requer portar marcas, adquirir determinados bens, freqüentar determinados ambientes, tudo isso requer recursos...
Roseli Aparecida Figaro, Doutora em Ciências da Comunicação e especialista
em Comunicação e Trabalho.In: Gazeta do povo, 23 de abril de 2009.


Tomando por base os fragmentos aqui fornecidos e sua observação do panorama social ao seu redor, realize um texto dissertativo-argumentativo sobre OS MOTIVOS DO DESINTERESSE NA EDUCAÇÃO e da EVASÃO ESCOLAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário